OdontoMaski – Dentistas em Curitiba

O medo de gelado, quente ou doce para quem tem hipersensibilidade nos dentes

Vai tomar aquele sorvete e não consegue? Pede um café e ele vem quente demais e não consegue tomar? Quer comer um doce também sente uma sensibilidade enorme nos dentes? Isso tem nome: hipersensibilidade dentária, um problema que acomete muitas pessoas.

Não se engane que hipersensibilidade se dá por conta de uma cárie. Ela é uma falha no sistema de proteção do dente devido à erosão do esmalte ou retração da gengiva. Acontece que a dentina (parte interna do dente) fica exposta, o nervo é ativado no mínimo contato com doce, quente ou gelado, levando a uma dor breve e aguda.

O bruxismo (hábito de ranger os dentes) colabora para que ocorra um desgaste do esmalte dentário, assim como escovação com força excessiva e alimentos ácidos. Por isso, além de um cuidado muito grande com sua saúde bucal é essencial também ter uma alimentação adequada para evitar a hipersensibilidade.

A hipersensibilidade dentária tem cura, mas para saber o diagnóstico certo e qual o melhor tratamento o aconselhável é procurar um dentista para descobrir o que vem causando os pequenos “choques” na sua boca.

Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp