OdontoMaski – Dentistas em Curitiba

Como prevenir o câncer de boca?

O câncer é causado pelo descontrole de algumas células que acabam se multiplicando mais rápido que as células normais do nosso organismo. São diversos fatores que podem provocar o seu aparecimento, mas quando falamos do câncer de boca os principais são: o vício no fumo cigarros e cachimbos, o consumo de álcool, a má higiene bucal, o uso de próteses dentárias mal ajustadas e a alta exposição aos raios do sol; especialistas também dizem que o chimarrão e a água quente também podem contribuir para o aparecimento do câncer bucal.

Os sintomas no início são feridas na boca que não cicatrizam em até 15 dias, elas podem ser superficiais, pequenas e indolores. A presença da doença também pode aparecer em nódulos, manchas brancas ou vermelhas nos lábios ou no interior da boca.

Ela ocorre em sua maioria, em homens com mais de 40 anos. Sua incidência é maior em homens do que em mulheres. O aparecimento da doença é mais frequente no lábio, dentro da boca, nas amígdalas ou nas glândulas salivares.

A prevenção é feita através do autoexame, é aconselhável que pelo menos duas vezes ao ano ele seja realizado. Para fazê-lo é necessário estar em um ambiente iluminado e seguir essas dicas:

– Lave a boca e remova próteses dentárias, se for o caso;
– De frente para o espelho, veja se a pele do rosto e do pescoço tem algum sinal diferente, algum nódulo;
– Puxe o lábio inferior para baixo e palpe sua parte interna. Puxe o lábio superior para cima, e repita o processo;
– Afaste a bochecha e percorra, com o dedo, toda a gengiva e também embaixo da língua;
– Incline a cabeça para trás e, de boca aberta, examine o céu da boca. Observe também o fundo da garganta;
– Palpe a língua em toda a sua extensão.

Caso perceba qualquer um dos sintomas é aconselhável procurar rapidamente o seu dentista. Como todo tipo de câncer, o bucal se diagnosticado no início tem maiores chances de cura e tratamento.

Voltar

 

Compartilhe no WhatsApp