5 doenças bucais comuns

A boca é a porta de entrada da nossa alimentação e também de muitos micro-organismos e bactérias que existem, por isso cuidar muito bem dela é essencial para a nossa saúde. Afinal de contas a boca é um ambiente propício para a proliferação de diversas bactérias e muitos delas são prejudiciais para o nosso corpo.

Muitas pessoas enxergam a cárie como a inimiga número 1 da saúde bucal, mas além dela existem outras doenças muito comuns. Nós separamos algumas para vocês!

CÁRIE
A mais conhecida de todas as doenças bucais é causada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca. Os sintomas mais comuns são dores, levando até a dificuldade em mastigar.

PLACA BACTERIANA
Ela é caracterizada pela formação de uma película viscosa e inicialmente sem cor. Pode concentrar se ao redor dos dentes, da gengiva e da língua, causada pelo acúmulo de bactérias e restos de alimentos. A placa bacteriana é o estágio inicial para o surgimento de cáries, mau hálito e infecções gengivais.

AFTA
Quem nunca sofreu com uma afta? Elas são pequenas erosões que aparecem na mucosa bucal e são causadas pelo sistema imunológico. O corpo interpreta pequenos ferimentos na boca e os ataca, aumentando a lesão e gerando uma úlcera.
A afta também pode ser causada por estresse, distúrbios gastrointestinais, ingestão de alimentos ácidos e traumas causadas muitas vezes durante a escovação.

HALITOSE
Também é conhecido como mau hálito e é causado pela má escovação dos dentes e principalmente da língua, onde ficam acumuladas bactérias e restos de alimentos que provocam mau cheiro. Também pode estar relacionada ao tabagismo, ao alcoolismo ou a infecções bucais como a gengivite.

GENGIVITE
A gengivite nada mais é do que uma inflamação na gengiva. É o primeiro estágio de um problema periodontal e o mais fácil de ser tratado. A gengivite ocorre devido ao acumulo de placa bacteriana, o que causa sintomas como dor, inchaço e sangramento.